MG

​​Visitando a cidade de Tiradentes/MG​


Que Tiradentes é uma das mais charmosas dentre as cidades históricas mineiras não há o que discutir. O que divide opiniões, porém, é o motivo: uns dizem que as preservadas casas coloniais são quem conferem o charme ao local; outros defendem que o responsável é, na verdade, sua localização aos pés da cenográfica Serra de São João; e, por fim, também tem quem afirme que a combinação dessas duas coisas é o que faz do destino tão especial. Ficamos com a última opção. Para quem visita a cidade, que está a menos de 3 horas de Belo Horizonte, o que não faltam são atividades divertidas para todos os perfis de viajante. Vamos deixar por aqui coisas que são imperdíveis na cidade que é vizinha de São João del Rei. Confere aí o que fazer por lá:​​​

 


A cidade

Histórica, Tiradentes fica cerca de 190 km de BH e é considerada uma das cidades mais bonitas do estado.  Suas ruas de pedras, enquadradas pela paisagem das montanhas e histórias sobre as Minas Gerais, fazem o passeio para qualquer público ser inesquecível. Por lá, o que chama atenção é a tranquilidade! Nada de correria para conhecer todos os pontos turísticos: eles são poucos e muito próximos. Pode fazer seu passeio sem correria e aproveitar tudo o que quiser com muita calma.​

​Coração da cidade, o centro é formado por ruazinhas que abrigam construções que parecem ter sido congeladas no tempo. As construções arquitetônicas do século XVIII, ainda vivas pelas ruas da cidade, traduzem esse sentimento. Igrejas, vielas, casarões e museus te fazem se teletransportar para as Minas de Ouro​. A trilha sonora é o som das charretes no chão de paralelepípedo, interrompido de tempos em tempos pelo badalar dos sinos das muitas igrejas por ali. E o aroma mistura temperos que são característicos da culinária mineira e aquele delicioso cheirinho de café recém-passado.  Um convite irrecusável a experimentar, literalmente, de tudo um pouco. 


Maria Fumaça Tiradentes - São João del Rei
Esse passeio de trem percorre pouco mais de 12 quilômetros às margens do Rio das Mortes e com a Serra de São José em destaque. A Maria Fumaça é uma boa pedida para quem quer conhecer São João del Rei de um jeito diferente. O ponto de chegada por lá é uma estação construída em 1881, em operação até os dias de hoje. Uma dica de restaurante na cidade é o Dedo de Moça que dá um toque moderno e criativo à culinária mineira, como o premiado Acarajé Mineiro. Fique ligado nos horários (apenas sextas, sábados e domingos) e se puder garanta um lugar no lado direito do vagão para ter uma vista ainda mais privilegiada.​ ​

Cultura e gastronomia
Para todas as épocas do ano, Tiradentes reserva festivais que ficam na memória de todos os visitantes da cidade. Para os amantes da sétima arte, a Mostra de Cinema de Tiradentes é imperdível. São dez dias na segunda quinzena de janeiro em que a pequena cidade respira o cinema, adulto e infantil, e ​conta com apresentações de curtas, pré-estreias, oficinas e debates. Há também espaço para o teatro, no Festival Tiradentes em Cena. Os espetáculos, que trazem a proposta da democratização do teatro, ocupam todos os espaços da cidade: você pode se divertir assistindo uma peça na rua, nas igrejas, nos casarões de Tiradentes e também nas praças. Você vai respirar cultura!

Quanto à culinária, Minas carrega a fama de abraçar seus visitantes com sua gastronomia, e em Tiradentes, o que não faltam são festivais para provar todas as delícias da região, de Minas e do Brasil! Destaca-se o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o Fartura. O projeto tem como objetivo ir da origem dos ingredientes até o preparo do prato, e assim, viajam pelo Brasil conhecendo suas iguarias e convidando chefes renomados para transformá-las em saborosas experiências. Quem vai pela primeira vez, sempre quer voltar!


A trilha sonora é o som das charretes no chão de paralelepípedo, interrompido de tempos em tempos pelo badalar dos sinos das muitas igrejas por ali.

Como chegar em Tidarentes
Partindo de carro de BH: ​Via BR 040 até o encontro com a BR 383. De lá, siga por 105 km até chegar em Tiradentes.​​ São cerca de 3h de viagem.
Partindo de carro de SP: Via BR 381, depois continuar pela BR 265. O trajeto leva cerca de 6h30.
​Partindo de carro do RJ:​ Via BR 040, depois seguir pela BR 265. O tempo até Tiradentes é de, aproximadamente, 4h30.






Voltar para seleção de destinos